VISÃO GERAL DO CURRÍCULO

No Colégio St. Francis, nós nos consideramos uma comunidade de aprendizes. Uma comunidade calorosa e acolhedora, que se desenvolve, aprende e se aprimora continuamente, à medida que oferecemos um fórum e um local para que todos, na comunidade, evoluam.

A nossa primeira faixa etária no Colégio St. Francis começa aos dois anos de idade, no nível que chamamos "Alfa", em que as crianças têm o seu primeiro contato com o mundo acadêmico e com um ambiente escolar. O currículo formal baseia-se no currículo brasileiro e no currículo nacional britânico, e segue os programas International Baccalaureate (IB), para os alunos entre 3 e 19 anos de idade.

St. Francis e os seus programas IB incentivam os alunos para que se tornem aprendizes ativos, apaixonados, durante toda sua vida. Nós nos interessamos pelas pessoas, como um todo.

Além do desenvolvimento cognitivo, os programas IB procuram o bem estar social, emocional e físico dos alunos. Esses programas valorizam e oferecem oportunidades para que os alunos sejam membros ativos e interessados de comunidades locais e globais. Por meio dos programas IB procuramos fazer que os nossos alunos tornem-se indivíduos que indaguem e inquiram, que tenham discernimento, que pensem, que se comuniquem, que tenham princípios, de mente aberta, que se interessem, que assumam riscos, que sejam equilibrados e ponderados. Tais atributos de pessoas de interesses internacionais representam uma ampla gama de capacidades e responsabilidades humanas, que vão além da evolução intelectual e do sucesso acadêmico.




Atualmente, St. Francis é a única escola de São Paulo a oferecer o Programa Continuado IB, que consiste dos três Programas IB descritos abaixo, que se comunicam e se baseiam, uns nos outros, permitindo que ofereçamos uma educação de elevada qualidade, mais coordenada e consistente, em todos os nossos níveis acadêmicos.


Preparando alunos para que sejam participantes ativos em uma jornada vitalícia de aprendizado, o PYP (Programa para os Primeiros Anos) é designado para os alunos da faixa etária entre 3 e 12 anos de idade. Esse preparo se concentra no desenvolvimento da criança como um indivíduo indagador, tanto na sala de aula como fora dela. É uma estrutura guiada por seis temas interdisciplinares, de importância global, explorados com o uso de conhecimento e habilidades derivadas de seis áreas, bem como habilidades interdisciplinares, com uma grande ênfase na investigação.

Preparando alunos para que sejam bem sucedidos na escola e para que sejam aprendizes vitalícios e ativos, o MYP (Programas para Anos Intermediários) é destinado a alunos na faixa etária de 11 a 16 anos de idade. O programa oferece uma estrutura de aprendizado que incentiva os alunos para que se tornem pensadores criativos, críticos e ponderados. O MYP enfatiza o desafio intelectual, encorajando os alunos a fazerem conexões entre os seus estudos de assuntos tradicionais e o mundo real, e promove o desenvolvimento de habilidades de comunicação, compreensão intercultural e engajamento global, qualidades que são essenciais para a vida no século XXI.

Preparando alunos para o sucesso em níveis mais elevados de educação e na vida em uma sociedade global, o DP (Programa Diploma) é um programa academicamente desafiador e equilibrado de educação, com exames finais que preparam alunos entre 16 e 19 anos de idade para o sucesso na universidade e para a vida, depois de deixar a escola.



Os Programas Continuados IB no St. Francis permitem que políticas e procedimentos sejam aplicados a toda a escola, incluindo o interesse por acesso e inclusão, o multilinguismo, o alinhamento de currículo e auxiliando os alunos a fazer transições bem sucedidas entre os programas e os níveis educacionais. Outro elemento muito importante, no currículo de St. Francis é a inclusão de temas de língua portuguesa, que incluem literatura brasileira e língua portuguesa, além da história e geografia do Brasil. Os alunos do St. Francis concluem sua educação secundária obtendo, também, o seu diploma em estudos brasileiros.