PROGRAMA IB PARA ANOS INTERMEDIÁRIOS

O que é o Programa IB para Anos Intermediários?

O MYP é destinado a alunos de 11 a 16 anos de idade. Ele oferece uma estrutura de aprendizado que incentiva os alunos a se tornarem pensadores criativos, críticos e ponderados. O MYP enfatiza o desafio intelectual, encorajando os estudantes a fazer conexões entre os seus estudos em assuntos tradicionais e o mundo real. O MYP incentiva o desenvolvimento de habilidades para comunicação, compreensão intercultural e engajamento global - qualidades essenciais para jovens que estão se tornando líderes globais. O MYP é suficientemente flexível para se adaptar à maioria dos requisitos dos currículos nacionais ou locais. Ele baseia-se no conhecimento, habilidades e atitudes desenvolvidas no Programa IB de Primeiros Anos (PYP) e prepara os alunos para enfrentar os desafios acadêmicos do Programa de Diploma IB (DP).


O Programa IB para Anos Intermediários:

No modelo de programa para o MYP, o primeiro círculo ao redor do estudante, no centro, descreve as características do programa que ajudam os alunos a desenvolver o entendimento disciplinar (e interdisciplinar).

  • Abordagens ao aprendizado (ATL) - demonstrando um comprometimento às abordagens ao aprendizado como um componente essencial do MYP para desenvolvimento de habilidades de aprendizado.
  • Abordagens ao ensino - enfatizando a pedagogia MYP, incluindo aprendizado colaborativo por meio de investigações.
  • Conceitos - enfatizando um currículo orientado aos conceitos.
  • Contextos globais - mostrando como o aprendizado ocorre melhor em contexto.

O segundo círculo descreve alguns importantes resultados do programa.

  • O aprendizado baseado em indagações pode resultar em ação iniciada pelo estudante, que pode envolver serviço na comunidade.
  • O MYP culmina no projeto pessoal (para estudantes de MYP 5) ou no projeto da comunidade (para estudantes de MYP 4).

O terceiro círculo descreve o currículo amplo e equilibrado do MYP.

  • O MYP organiza o ensino e o aprendizado por meio de oito grupos de disciplinas: língua e literatura, aquisição de idiomas, indivíduos e sociedades, ciências, matemática, artes, educação física e saúde, e desenho.
  • Do MYP1 ao MYP3, as disciplinas, isoladamente ou integradas, são ensinadas e avaliadas em um grupo de assuntos: por exemplo, história ou geografia no grupo de disciplinas de indivíduos e sociedades; biologia, química ou física, no grupo de assunto de ciências.
  • A distinção entre os grupos de disciplina é indefinida, para indicar a natureza interdisciplinar do MYP. Os grupos de assuntos são conectados por meio de contextos globais e conceitos essenciais.

Para ver o Handbook clique aqui