PARTE CENTRAL (EE,TOK,CAS)

No cerne do programa de currículo, estão os três elementos fundamentais do programa de Diploma. Não é coincidência o fato de que estejam ali. O Extended Essay, o CAS e o ToK, todos fazem parte do que torna distinto o programa do Diploma, na medida em que procuram desenvolver holisticamente as experiências de aprendizado do aluno. Os programas essenciais têm a ver com a conquista da experiência, por meio da prática, do pensamento e da reflexão.

EE - Extended Essay

O extended essay é uma oportunidade para que os alunos se concentrem em um tema de seu interesse e aprendam mais sobre ele, enquanto desenvolvem suas habilidades de pesquisa. Os alunos escolhem um tema específico em um assunto, e produzem um trabalho de pesquisa acadêmica de até 4.000 palavras. Os alunos aprendem a importância da pesquisa, da honestidade acadêmica e da organização. A experiência resulta inestimável para os anos universitários.

No Colégio St. Francis, respaldamos este processo oferecendo aos alunos uma ampla opção de disciplinas nas quais possam desenvolver sua pesquisa. Os alunos têm o apoio do coordenador de Extended Essay, e todos têm um supervisor que os guia durante todo o processo.

TOK - Theory of Knowledge

A theory of knowledge é o “caldeirão” do programa; é uma matéria interdisciplinar que visa despertar o pensamento crítico e a reflexão a respeito de como aprendemos. O curso incentiva os alunos a questionar as bases do conhecimento e investigar a natureza do saber. A theory of knowledge não é apenas um assunto complementar – ela também está contida em todos os nossos assuntos e diferentes professores farão conexões que estimularão os alunos à reflexão a respeito de como esse conhecimento é formado e obtido. A theory of knowledge se aproveita do aprendizado do aluno nos seis assuntos, em CAS, no extended essay, e em experiências fora da sala de aula.

CAS - Creativity, Activity, Service

O aprendizado experimental é fundamental no IB, e nenhum outro componente incorpora isto de uma maneira melhor que CAS. O programa permite que o aluno explore sete resultados de aprendizado por meio de atividades planejadas, em áreas de criatividade, atividade e serviço aos outros. CAS não é um programa de serviço social, mas tem a ver com os alunos descobrindo e desenvolvendo novas habilidades e aprendendo como compartilhá-las com os outros, para o benefício de todos. CAS é uma experiência agradável e, ainda assim, desafiadora.

No St. Francis, os alunos têm um conselheiro em CAS, um professor que auxilia os alunos a desenvolver o seu programa de uma maneira exclusiva. Esperamos que os alunos se envolvam em seis projetos de longo prazo, e participem de várias atividades de curto prazo, durante um período de 18 meses. CAS é, portanto, feito sob medida para os interesses dos alunos. Os alunos escolhem os projetos que os ajudarão a desenvolver novas habilidades e a enfrentar seus próprios desafios.

CAS auxilia os alunos, para que aprendam a planejar, agir e refletir. CAS os ajuda a aprender com base em decisões tomadas (tanto as bem sucedidas, como as não tão bem sucedidas) e, consequentemente, tem planejamento mais eficaz, ação mais assertiva e reflexão mais produtiva. É um ciclo interminável, consigo, para o resto de suas vidas.