IB MIDDLE YEARS PROGRAMME

O MYP é destinado a alunos de 11 a 16 anos de idade. Ele oferece uma estrutura de aprendizado que

incentiva os alunos a se tornarem pensadores criativos, críticos e ponderados. O MYP enfatiza o desafio intelectual, encorajando os estudantes a fazer conexões entre os seus estudos em assuntos tradicionais e o mundo real. O MYP incentiva o desenvolvimento de habilidades para comunicação, compreensão intercultural

e engajamento global - qualidades essenciais para jovens que estão se tornando líderes globais. O MYP é suficientemente flexível para se adaptar à maioria dos requisitos dos currículos nacionais ou locais. Ele

baseia-se no conhecimento, habilidades e atitudes desenvolvidas no Programa IB de Primeiros Anos (PYP)

e prepara os alunos para enfrentar os desafios acadêmicos do Programa de Diploma IB (DP).

Para visualizar o MYP Handbook por favor clique aqui.

PROGRAMA DE ESTUDOS

O MYP consiste de oito grupos de disciplinas: aquisição de idiomas, língua e literatura, indivíduos e sociedades, ciências, matemática, artes, educação física e saúde, e desenho. O estudo dos alunos respaldado por um mínimo de 50 horas de instrução por grupo de assunto, em cada ano acadêmico.

 

O programa de estudo fornece uma visão geral do conteúdo que será objeto de estudo durante o ano, em cada disciplina. O Currículo Nacional Britânico forma a espinha dorsal dos programas de estudo em MYP 1 - 3, incorporando também outros elementos, tais como os requisitos necessários do Ministério de Educação (MEC) para todas as escolas do Brasil.

No MYP 4 e no MYP 5, o conteúdo do curso IGCSE é usado como base para o currículo. O IGCSE é um programa de estudos de dois anos, oferecido pelo Exame Internacional da Universidade de Cambridge, que é equivalente ao GCSE britânico. Os alunos que obtêm uma qualificação IGCSE de Cambridge estão preparados para prosseguir em seus estudos acadêmicos, incluindo a progressão ao estudo nos níveis A e AS, e o Diploma IB. O IGCSE é reconhecido como evidência de habilidade de instituições acadêmicas por todo o mundo. Depois de concluir o MYP 5, os alunos prestam os exames IGCSE nas seguintes disciplinas: inglês, português, japonês, coreano, espanhol, francês, ciências, matemática e ciências humanas.

Os pais dos alunos do Colégio St. Francis são incentivados a usar estes documentos referentes aos níveis em conjunto com a informação disponível no Managebac. No Managebac, os pais encontrarão uma visão geral resumida de cada unidade de estudo, bem como informações adicionais a respeito de tarefas futuras de avaliação, etc. Em conjunto, os programas de estudo e o acesso ao Managebac permitem que os pais acompanhem os estudos de seus filhos, tão de perto quanto o desejarem.

 

Projeto MYP:

Desenvolvido no MYP 4, o projeto comunitário concentra-se na comunidade e em serviço, e incentiva os alunos para que explorem seu direito e sua responsabilidade de programar serviço como ação, na comunidade. O projeto comunitário oferece aos estudantes a oportunidade para que desenvolvam consciência das necessidades em várias comunidades, e abordam tais necessidades, por meio de aprendizado em serviço. Como consolidação do aprendizado, o projeto comunitário engaja, em uma investigação sustentada e profunda, que leva ao serviço, como ação na comunidade. O projeto comunitário pode ser concluído individualmente ou em grupos de, no máximo, três alunos.

 

No MYP 5, o projeto pessoal incentiva os alunos para que pratiquem e fortaleçam suas abordagens às habilidades de aprendizado (ATL), consolidem o aprendizado específico de cada assunto, e se desenvolvam em uma área de interesse pessoal. O projeto pessoal oferece uma excelente oportunidade para que os alunos produzam um resultado verdadeiramente pessoal e, muitas vezes, criativo, e demonstrem uma consolidação de seu aprendizado, no MYP. O projeto oferece muitas oportunidades para a diferenciação de aprendizado e expressão, segundo as necessidades individuais dos alunos. A natureza pessoal do projeto é importante; o projeto deve dizer respeito a um desafio que motive e interesse o aluno, individualmente. Cada aluno desenvolve um projeto pessoal, independentemente.

 

O projeto comunitário e o projeto pessoal enfatizam o aprendizado por experiência, que é desenvolvido na comunidade e no serviço no DP. Por meio dos projetos do MYP, os alunos vivenciam a responsabilidade de concluir um trabalho importante, durante um longo período de tempo, bem como a necessidade de refletir sobre o seu próprio aprendizado e os resultados de seu trabalho - habilidades fundamentais que preparam os alunos para o sucesso na continuação de seus estudos, no local de trabalho e na comunidade.

Ação e serviço sempre têm sido valores compartilhados da comunidade IB.

Os estudantes IB procuram ser membros interessados da comunidade, que demonstram um compromisso pessoal com o serviço, e atuam para fazer uma diferença positiva nas vidas de outras pessoas e no meio ambiente. As escolas IB por todo o mundo valorizam o serviço aos outros como sendo uma maneira importante de se envolver em ações motivadas por princípios, em uma série de comunidades que se sobrepõem, localmente e globalmente. Com ações responsáveis, fortemente conectadas com pesquisa fundamentada e reflexão crítica, os jovens e adultos conseguem desenvolver os tipos de atributos descritos pelo perfil do aprendiz, atributos que são essenciais para o sucesso em futuros passos acadêmicos e para a vida adulta.

Os estudantes agem quando aplicam o que estão aprendendo na sala de aula e além dela. O serviço requer que os estudantes sejam capazes de estabelecer conexões autênticas entre o que aprendem na sala de aula e o que encontram na comunidade. Quando conectada ao aprendizado na sala de aula, a experiência do serviço oferece oportunidades para aplicar conceitos, habilidades e conhecimento. Os estudantes exploram a comunidade em sua complexidade, e, ao mesmo tempo, obtêm discernimento pessoal e se tornam mais confiantes e responsáveis. Por meio do serviço, como ação, eles se tornam “atores” no “mundo real”, fora da escola.

l2.jpeg

2018, St. Francis College, All Rights Reserved.

*PSAT/NMSQT® is a registered trademark of the College Board and the National Merit Scholarship Corporation, which were not involved in the production of, and do not endorse, this site.

logo.png
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram